Onde praticar atividades físicas fora das academias em Fortaleza

stand do unimed ativa
A prática de exercícios físicos não precisa acontecer exclusivamente no espaço físico das academias. Para aqueles que desejam alternativas mais econômicas ou mais práticas, sem a necessidade de uma rotina diária de exercícios, há projetos por toda Fortaleza. O POVO Online listou alguns destes projetos, de iniciativa pública ou privada, que oferecem possibilidades à população. Confira a lista:
Unimed Ativa
O Espaço Unimed Ativa, localizado no aterro da Praia de Iracema, possui cerca de 70 itens esportivos para serem alugados gratuitamente por até 1h. Tanto clientes como não clientes da Unimed podem participar, entretanto, aqueles que não possuem a carteirinha devem fazer a doação de um quilo de alimento não perecível, com exceção de açúcar e sal. Para efetuar o aluguel, os interessados devem apresentar documento original com foto no local e os clientes Unimed devem levar sua carteirinha do plano.  Onde: Aterro da Praia de IracemaQuando: terça a sexta-feira, das 16h às 21h, e aos sábados e domingos, das 9h às 21h
Parangaba e Saúde
Em parceria com a GreenLife Academias, o Shopping Parangaba possui o projeto “Parangaba e Saúde”, que oferece aulões gratuitos de diversas modalidades diversas. Para participar, basta comparecer as aulas, sem necessidade de inscrição prévia. Dentre as práticas estão a zumba, ritmos, treinamento funcional, muay thai, etc. Os interessados podem comparecer às aulas aos sábados, a partir das 10h. Pessoas de todas as idades podem comparecer e participar das atividades.
Onde:  Rua Germano Franck, 300 - Parangaba (Piso L2, na loja do Parangaba é Show, em frente a loja BanBan Calçados)Quando: sábados a partir das 10h
Areninhas
Atualmente, Fortaleza possui 19 Areninhas inauguradas. A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza é transformar campos de futebol improvisados ou antigos da Cidade, em bairros com maiores índices de vulnerabilidade social e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), tornando o espaço mais seguro e prático para as atividades. Quando cada uma das Areninhas é completa, há votação para escolha de um Conselho Gestor Comunitário, responsável por fiscalizar o espaço. Para participar, o Conselho da Areninha escolhida deve ser procurado para que a programação seja verificada. Confira algumas das 19 Areninhas espalhadas pela Cidade:
Areninha Campus do Pici (CSU César Cals)
Endereço: Avenida Coronel Matos Dourado com rua Franco Rocha e rua Piracicaba – Pici (Regional III)
Areninha Conjunto Ceará (Polo de Lazer do Conjunto Ceará)
Endereço: Av. Alanis Maria Laurindo de Oliveira com Av. Ministro Albuquerque Lima – Conjunto Ceará (Regional V)
Areninha Praia do Futuro I
Endereço: Avenida Zezé Diogo, em frente ao número 2048 - Serviluz (Regional II)
Atleta Cidadão
Outro equipamento da Prefeitura é o projeto Atleta Cidadão, que oferece aulas de futebol, capoeira, hóquei, natação paralímpica, futsal, judô, duathlon, triathlon, karatê, futebol de areia, basquete e badminton. São 70 núcleos espalhados por Fortaleza, com programações à tarde e à noite. Hoje, o projeto atende cerca de 4 mil crianças e  adolescentes. O Atleta Cidadão funciona ainda em diversas Areninhas. Confira alguns dos endereços onde o projeto Atleta Cidadão funciona:Circulo Militar - Rua Canuto de aguiar 425 - MereilesO que: Aulas de natação às terças e quartas das 8h as 10h e 14h às 16h e aos sábados, das 14h as 16h.Rua Dr. Gilberto Studart nº 1900 - Bairro: Coco
O que: Aulas de futsal às quartas, quintas e sextas, das 8h às 11h (Avenida Rogaciano Leite, 2283)O que: Aulas de badminton às segundas, quartas e sextas, das 17h as 20h
pessoas se exercitando na beira mar com o hapvida
(Foto: Divulgação)

Hapvida +1K
Com foco na Assessoria de Corrida de Rua, o Hapvida 1K oferece o serviço gratuitamente e para participar, não precisa ser beneficiário da rede. Apesar de ter começado em Fortaleza, o projeto hoje acontece também em Belém (PA), Maceió (AL), Recife (PE) e Salvador (BA), atendendo a 10.500 corredores de rua, dos quais 1.800 são da capital cearense.
Apesar de todas as vagas estarem preenchidas no momento, é possível que o interessado se cadastre em uma lista de espera no site. Os treinos acontecem às segundas e quartas ou terças e quintas, em dois horários: 6h às 7h ou de 19h às 20h,em seis áreas diferentes Aeroporto, Avenida Beira Mar (Praça Antonio Prudente), Avenida Bezerra de Menezes, Cambeba, Lago Jacarey e Parque do Cocó. Além das aulas comuns, uma vez por mês o projeto traz um treino especial na Praia de Iracema, com aulão de aquecimento e de zumba, distribuição de camisa temática para os participantes e lanche. O objetivo do projeto é que, com o acompanhamento de profissionais, pessoas que não tinham o hábito de praticar corrida, consigam em até três meses, participar de circuitos de até 5km.
Onde: Aeroporto, Avenida Beira Mar (Praça Antonio Prudente), Avenida Bezerra de Menezes, Cambeba, Lago Jacarey e Parque do Cocó.
Quando: segunda e quarta (6h às 7h ou 19h às 20h), 3ª e 5ª (6h às 7h ou 19h às 20) e um sábado por mês no Aterro da Praia de Iracema, de 6h às 8h
Inscrições: gratuitas, pelo site http://www.hapvida.com.br/mais1k/
North Shopping Jóquei
O projeto Saúde Jóquei, que existe há cerca de um ano, já teve mais de 12 mil pessoas participando. Às segundas e quartas, o shopping oferece aula de Ritmos às 19h30min, na praça de alimentação, com a profª Rayara Costa. Além da dança, às terças e quintas, 19h, no estacionamento acesso C, é disponível o serviço de assessoria esportiva e os amantes das artes marciais também podem praticá-las. Nas terças, 19h, há aulas de Jiu-jitsu no Piso 1, em frente à loja Renner e nas quintas, há aulas de Muay Thai no mesmo local e horário. Para participar, basta chegar antes das aulas e se inscrever, sem qualquer custo. A assessoria esportiva possui limite de vagas, e aceita somente 150 participantes.
Onde: Shopping North Shopping Jóquei - Av. Lineu Machado, 419 - Jóquei Clube
Quando: Segunda e quarta, às 19h 30min
Inscrições: Antes do horário da aula
Assessoria esportiva conta com vagas limitadas
Projeto Saúde - Bombeiros e Sociedade
Em parceria com o Governo do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará promove o Projeto Saúde, que oferece exercícios físicos para em média 12 mil participantes de várias áreas do Estado. O objetivo do projeto é a qualidade de vida através de atividades de baixo impacto e lúdicas, como ginástica e alongamentos. Sendo um projeto social do Governo, desde 2003, não há qualquer custo para participação. Hoje, são cerca de 12 mil participantes distribuídos entre os 208 núcleos do projeto. Além de Fortaleza, o projeto atua em todo o Estado, possuindo, ao todo, mais de 400 núcleos. Apesar de ser focado em atividades físicas para a terceira idade, pessoas de qualquer idade podem participar.
Onde: Praça Luíza Távora, Corpo de Bombeiros e Praça do Mirante, entre outros.
Quando: diariamente de 6h às 7h 40min, 17h às 18h 40min e 19h às 20h 40min
Sesc Ativo
Uma outra opção para praticar caminhadas e ainda ter aulas de ginástica, tai chi chuan e futebol de campo, é o Sesc. Além de oferecer atividades dentro dos próprios núcleos, o Sesc dispõe ainda de práticas fora dos seus espaços, ao ar livre. Nos núcleos do Sesc Ativo, comerciários, dependentes de comerciário ou alunos matriculados ou egresso da rede pública de ensino, com renda familiar de até três salários mínimos, podem praticar atividades gratuitas do Núcleo Sesc Ativo.
Dentre as atividades possíveis estão ciclismo, futebol de campo e caminhada, dependendo da localidade. A listagem de cada núcleo e suas atividades pode ser consultada no site. Já as aulas de ginástica acontecem de segunda a sexta, das 18h às 20h, na Beira Mar e as de Tai chi chuan acontecem na praça do North Shopping, nas segundas, quartas e sextas, das 6h30 às 7h30. Apesar de as aulas serem gratuitas, é necessário fazer inscrição prévia e ter a carteirinha do Sesc.
Mais informações: 0800 275 5250
Sharks - Grupo de Natação
Os amantes da natação que desejam praticar o esporte em alto-mar podem fazê-lo com o projeto Sharks. Semanalmente, o grupo se reúne no Boteco Praia e parte para o mar. Aos sábados, a reunião acontece às 15h, e o grupo assiste ao pôr-do-sol nadando o percurso de 2,5 km. Já aos domingos, o percurso é maior, entre 5 e 6 km, porém, acontece pela manhã, às 7h. O grupo se divide em duplas ou em trios para estabelecer parcerias, de acordo com o nível de domínio da atividade, para que um possa ajudar os outros.
Onde: Av. Beira Mar
Quando: sábados às 15h e domingos às 7h
Academia ao ar LivreAlém das Areninhas e do Projeto Atleta Cidadão, a Prefeitura de Fortaleza dispõe ainda das Academias ao Ar Livre. Cerca de 30 praças da Cidade são equipadas com aparelhos de ginástica que trabalhe cada região do corpo. Veja os endereços de algumas das academias:
Praça do Carlito Pamplona – Av. Pasteur x Av. Francisco Sá (Regional I)Praça Bárbara de Alencar – Av. Heráclito Graça - Aldeota (Regional II)Praça Pio X – entre as ruas Pará, Amazonas, Acre e Rio Branco (Regional IV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário