20 dezembro 2016

FORTALEZA : Bikes antigas de só uma marcha faz sucesso .

Em meio a tanta tecnologia, há quem goste mesmo de viver off-line, o que inclui aproveitar a cidade. E uma das maneiras de fazer isso é andando de bicicleta. Então, pensando em preservar o patrimônio histórico da capital cearense, um grupo de colecionadores de bicicletas antigas organiza o Encontro Anual de Bicicletas Antigas de Fortaleza, que acontece há quatro anos.
O grupo reúne colecionadores e admiradores de bicicletas antigas, para trocarem ideias e informações sobre as relíquias em pontos históricos de Fortaleza. Além da exposição das bicicletas, o momento é uma boa oportunidade para a venda de peças das bicicletas, pois como são antigas, podem ser difíceis de serem encontradas.
Segundo o engenheiro e restaurador de bicicletas Marco Ximenes, um dos organizadores do evento, a exposição reúne bicicletas das décadas de 1930 a 1980, cerca de 50 a 60 delas geralmente. “O encontro é principalmente para a troca de informações sobre as bicicletas e para a venda de peças que às vezes são encontradas só com restauradores”, explica Marco.
Ele ainda esclarece que o principal objetivo do encontro é incentivar o uso das bicicletas nos deslocamentos urbanos e estimular a preservação do patrimônio histórico da cidade.
“O intuito é principalmente valorizar a cultura da preservação, de entender o significado histórico das coisas. E isso pode ser aplicado nesses encontros porque bicicleta é há muito tempo um meio de transporte das pessoas de Fortaleza, desde antigamente”, justifica Marco.
Além disso, as bicicletas antigas também podem proporcionar boas lembranças aos admiradores, pois muitas delas são bicicletas que foram de familiares delas, como os avós. “É importante porque é uma forma de valorizar a história daquela bicicleta também”, ressalta Marco.
FONTE : TRIBUNA DO CEARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

MAIS LIDA

Postagens populares