28 dezembro 2016

Carteira de habilitação ganha novos itens de segurança a partir de janeiro

Mudanças atendem regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito. Modelo antigo vai continuar valendo.


A Carteira Nacional de Habilitação vai ter itens novos de segurança, a partir da semana que vem.
Fim de ano todo mundo aproveita os dias de folga para resolver o que deixou para trás. No caso do Luís Cordeiro, renovar a carteira de habilitação. Faz três meses que ele está só de carona. “No meu caso, eu preciso do carro para poder trabalhar, entendeu?”, conta.
O Luís vai receber o documento igual ao que todo mundo tem hoje, mas quem pedir uma carteira de habilitação a partir do ano que vem vai perceber as mudanças. Sai a tinta azul esverdeada, entra a preta. O fundo será mais amarelado. A parte de baixo do documento ganha a sigla CNH impresso em três dimensões e alguns itens vão ser vistos somente com uma luz negra, como os brasões da República.
A CNH manterá dois números de identificação nacional - registro, abaixo da foto, e número do espelho da CNH, o que fica na lateral. E também o número de Registro Nacional de Condutores Habilitados, o Renach. O novo modelo vai trazer, ainda, o mapa do estado em que a CNH foi emitida.
As mudanças atendem a nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito.
“Aara evitar qualquer tipo de fraude com o documento e também para facilitar, com a utilização de recursos tecnológicos, as fiscalizações realizadas pelos órgãos competentes”, explica o diretor de habilitação do Detran-SP, Maxwell Vieira.

E você pode ficar na dúvida. Ainda falta um tempão para minha carteira de habilitação vencer. Vou ter de trocar? Não tem problema. O modelo antigo vai continuar valendo. Só quando chegar a hora da renovação você recebe o modelo novo, com todos os itens de segurança.
A carteira de habilitação do jornalista Guilherme Martinez vence em janeiro. Ele até podia esperar um pouquinho para pegar o novo modelo, mas, como vai sair de férias, já quis se adiantar. “Ainda sou novo e ainda vou ter bastante tempo de carta para poder usufruir dessa novidade que está vindo e não tem problema nenhum”, aponta.
FONTE : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

MAIS LIDA

Postagens populares