23 agosto 2016

FELIZ ANIVERSÁRIO ! Pentecoste e sua biografia.

Localização de Pentecoste

Localização de Pentecoste no Brasil
03° 47' 34" S 39° 16' 12" O
Unidade federativa Ceará
MesorregiãoNorte Cearense IBGE/2008[1]
MicrorregiãoMédio Curu IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesNorteUmirimSão Luís do Curu eSão Gonçalo do AmaranteLeste:Caucaia e MaranguapeSulCaridade,OesteApuiarés e Itapajé
Distância até a capital89 km
Características geográficas
Área1 378,295 km² [2]
População35 412 hab. IBGE/2010[3]
Densidade25,69 hab./km²
Climasemi-árido BSh
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH-M0,635 médio PNUD/2000[4]
PIBR$ 127 855,052 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 3 657,70 IBGE/2008[5]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Pentecoste pertence à microrregião vale do Médio Curu. Para se chegar à cidade, a partir da capital Fortaleza, o visitante deve acessar a BR- 222. Logo após o distrito de Croatá, no município de São Gonçalo do Amarante, deve entrar à esquerda na Rodovia CE-341 e, cerca de meia hora depois, estará em Pentecoste.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima é tropical quente semi-árido brando na maior parte do território e tropical quente subúmido no extremo sul, na região mais próxima ao maciço de Baturité.[6] A pluviometria média na sede é de 818 mm com chuvas concentradas de janeiro a abril.[7]

Hidrografia e recursos hídricos[editar | editar código-fonte]

Pentecoste fica localizado na bacia hidrográfica do rio Curu e ainda conta com um dos maiores açudes do estado, o Pereira de Miranda, além do Caxitoré.

Subdivisão[editar | editar código-fonte]

O município está dividido em quatro unidades, a sede e três distritos: Porfírio Sampaio, Sebastião de Abreu, e Matias.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia do município está baseada na agricultura de subsistência das culturas de milhofeijão e mandioca, além de banana e coco em áreas irrigadas, próximas à faixa do rio Curu perenizado e do açude Pereira de Miranda, bem como da fábrica de Calçados Paquetá, filial de empresa do Rio Grande do Sul, que tem toda sua produção exportada para fora do estado e do país.
Vale ressaltar também que, no município, fica localizado um dos maiores centros de pesquisas ictiológicas da América do Sul, de onde são exportados alevinos de várias espécies e tecnologia de desenvolvimento de criatórios e reprodução para todo o estado e regiões Nordeste e Norte do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

MAIS LIDA

Postagens populares