1 milhão de atendimentos nas UPAS.

Desde a inauguração até julho deste ano, as cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital administradas pela Prefeitura de Fortaleza (Cristo Redentor, Jangurussu, Itaperi, Vila Velha e Bom Jardim) contabilizaram mais de um milhão de atendimentos, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Três delas foram inauguradas em 2014 e mais duas em maio e junho deste ano. Os espaços possuem atendimento de domingo a domingo, 24 horas por dia.

Resultado de imagem para upas fortaleza

Segundo a SMS, 98% dos atendimentos de urgência e emergência, como febre alta, picos de pressão, dores no peito, dor de cabeça forte e cortes superficiais são solucionados dentro das unidades. Cerca de 140 profissionais da saúde e assistentes sociais prestam atendimento clínico adulto e pediátrico. Ainda conforme a Pasta, cada UPA atende, em média, 11 mil pessoas por mês.

No entanto, a UPA Dr. Eduíno França Barreira, no bairro Cristo Redentor, ultrapassa essa média: foram mais de 12.600 atendimentos mensais em dois anos e meio de funcionamento. A dona de casa Rosenilda Soares esteve no local se queixando de fortes dores decorrentes de uma infecção urinária. Ela recebeu a pulseira de risco amarela e não demorou a ser atendida.
Alívio
"Tem vez que o atendimento demora, mas hoje foi bem rápido. Tomei uma injeção e o médico receitou comprimidos. Estou mais aliviada", conta. A aposentada Raimunda Oliveira procurou a unidade de pronto-atendimento com o neto de 4 anos, que estava com cansaço no peito. De pulseira azul no braço, que indica baixa gravidade, o menino passou por três sessões.
FONTE :DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário