6 cidades cearenses estão entre as 50 pequenas com melhor desenvolvimento econômico do Brasil

O estudo de uma consultoria enaltece o desenvolvimento de Camocim (10ª), Eusébio (19ª), Trairi (21ª), Aquiraz (40ª), Barbalha (44ª) e Russas (45ª)
Seis municípios do Ceará estão entre as 50 cidades pequenas com melhor desenvolvimento econômico do Brasil. O estudo, divulgado na última segunda-feira (23), foi produzido pela consultoria Urban Systems. As cidades são Camocim, na 10ª posição, Eusébio (19ª), Trairi (21ª), Aquiraz (40ª), Barbalha (44ª) e Russas (45ª).
A pesquisa foi feita a partir de dados de 348 município com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, no conceito de “médias-pequenas”. Cidades desse porte são responsáveis por 10% de toda a produção do país e concentram 11% de empresas e 12% da população.
Praticamente todos os municípios que apresentaram alto grau de desenvolvimento são próximos de grandes cidades e regiões metropolitanas. A presença estrutural dos vizinhos, de início, torna-se muito proveitosa para o crescimento. Com o tempo, essa dependência acaba. 
Outro ponto comum é a existência de uma “âncora de desenvolvimento”, pois muitas já possuem um setor da economia bem desenvolvido. As cidades receberam as maiores pontuações e mostram ainda números que destacam a qualidade de vida nesses lugares. A cidade de Paulínia, em São Paulo, ocupou a primeira posição.
O ranking foi criado a partir da análise de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Cada um dos critérios ganhou um peso de acordo com sua importância.

Fonte: Urban Systems Revista Exame.com (Arte: Tiago Leite/ Tribuna co Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário