20 novembro 2013

Quanto menos água, mais vestígios da Velha Jaguaribara

Paredes ainda de pé estão visíveis para quem visita o lugar. foto Alto Santo é Notícia.
A vazão diária do Açude Castanhão, atualmente com 42.86% de sua capacidade, vem revelando mais das ruínas da antiga cidade de Jaguaribara. A mesma, localizada na Região Jaguaribana, teve que ser evacuada e inundada para dar lugar ao reservatório. Os que conseguem chegar ao local, que fica há cerca de 50 km da Nova Jaguaribara, se deparam com estruturas antigas, algumas ainda de pé, que conseguiram resistir a força das águas.
Diário do Nordeste publicou em primeira mão, no dia 14 de abril deste ano, as primeiras notícias sobre o reaparecimento da velha cidade. A reportagem, ilustrada com várias imagens, emocionou antigos moradores que puderam relembrar, por alguns momentos, cenas do cotidiano quanto tudo ainda estava de pé. O fato inédito em 10 anos de existência do açude, mobilizou a mídia cearense e nacional, já que o Castanhão possui gigantesca importância para períodos de estiagem, como esse em que estamos vivendo, e todo o seu processo de construção foi marcado pela resistência de seus moradores.
O reaparecimento da velha cidade levanta a curiosidade não só de moradores, mas de aventureiros e curiosos pela história. Mergulhadores visitam com frequência os escombros submersos, que hoje está mais visível do que em sua última década. Leia Mais Antiga Jaguaribara reaparece nas águas do Açude Castanhão
Fonte : Diário vale do Jaguaribe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

MAIS LIDA

Postagens populares