20 novembro 2013

Crianças poderão usar transportes coletivos gratuitamente



Fonte : O povo
As crianças entre 2 a 6 anos vão poder utilizar, gratuitamente, os transportes coletivos do sistema público, como ônibus e vans, sem precisar passar por baixo da catraca. O serviço gratuitoserá efetivado com a utilização da carteira de estudante ou Cartão da Gratuidade Infantil, segundo a prefeitura de Fortaleza. A partir do dia 2 dezembro, será iniciado a operacionalização das regras que regulamentam a gratuidade para crianças nos coletivos.

Com a medida, crianças até 6 anos e/ou com altura igual ou inferior a 1,10m poderão usar o benefício. O cadastro poderá ser realizado nas unidades do Bilhete Único e a criança deverá estar acompanhada do pais ou responsável legal. O prazo de entrega do cartão é de 15 dias.

O benefício para as crianças regularmente matriculadas será utilizado através da Carteira Estudantil. Atualmente, o documento vem habilitado com a função de meia passagem. Para garantir a gratuidade, os estudantes deverão procurar um dos postos de atendimento para habilitar o cartão e garantir o passe livre.

O benefício será concedido para crianças com até 7 anos e/ou com altura igual ou inferior a 1,10m. No primeiro momento do projeto será necessário realizar um cadastramento biométrico para garantir a segurança na utilização do benefício. O cadastro poderá ser realizado nas unidades do Bilhete Único existentes em diversos pontos da cidade mediante acompanhamento de pai ou mãe ou responsável legal. Para aqueles que estão fora da escola, o benefício será concedido através de um cartão de gratuidade que deverá ser solicitado nos mesmos postos de atendimento. As crianças com idade superior a seis anos, mas com altura até 1,10m, deverão comparecer à sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), para realizarem a biometria facial e de altura.

Postos de cadastro

Nos sete terminais de integração, nas praças Coração de Jesus e José de Alencar e na sede da Etufor ou do Sindiônibus.

Documentação necessária

RG do responsável
CPF ou documento atualizado com foto (do responsável)
Comprovante de residência atualizado, com CEP
Certidão de nascimento do beneficiário

Validade
Para estudantes – até a validade da Carteira Estudantil
Para não estudantes – validade impressa no cartão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

MAIS LIDA

Postagens populares