04 outubro 2016

SAÚDE : 4 benefícios da atividade física para o coração

A atividade física adiciona anos à vida de quem a pratica. No dia do Coração, listamos alguns de seus benefícios e por que vale a pena sair do 
A 7ª edição dos Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município, realizada neste ano, mostra que nos últimos três anos os habitantes estão praticando atividades física com frequência. Parte disso resulta da implantação de parques e áreas de lazer na cidade de São Paulo. A cidade possui mais de 100 parques municipais (com equipamentos de ginástica e quadras poliesportivas) e 320 km de ciclovias. E o que as pessoas ganham com isso, além da possibilidade de interagir com a natureza? Muitas vantagens, principalmente para o coração. Veja só:

 Foto: iStock

1-Diminui os riscos de doenças cardíacas e estresse

“As pessoas que praticam atividade física regularmente têm redução do risco cardiovascular. As vantagens estão relacionadas à redução do colesterol e dos níveis de glicemia, pois quando praticamos exercício, aumentamos o nosso metabolismo e queimamos ‘gordura’ e ganhamos massa magra, contribuindo para diminuição da pressão arterial e do estresse”, explica Agnaldo Pispico, médico cardiologista e diretor do Centro de Emergências da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). “Dieta saudável e atividade física regular são investimentos importantes para viver mais e chegar a velhice com saúde não só do coração, mas também com vitalidade muscular para aproveitar a longevidade que estamos atingindo com qualidade”, completa Pispico.
FONTE : REVISTA SPORTLIFE

2-Promove bem-estar e felicidade

Durante a atividade física acontece a liberação de hormônios como a endorfina, responsáveis pelo bem-estar durante e após o exercício. Tudo isto junto justifica colocar a atividade física como item número um da agenda e não dar a famosa desculpa de não ter tempo para exercícios”, adverte o especialista, que reitera que a simples mudança de hábito sedentário para ativo já garante proteção ao coração.

3-Fortalece o sistema imune

Praticar algum tipo de atividade física pelo menos três vezes por semana ajuda a blindar o sistema imune. Em outras palavras, o risco de pegar uma gripe ou resfriado é menor quando você se movimenta: o corpo não tem apenas a musculatura e ossos fortalecidos, mas todos os tecidos e funções.

4-Melhora a autoestima

Não são apenas os hormônios do bem-estar os responsáveis pela melhoria da autoestima. Na verdade, é um processo bem visual. Se você está acima do peso ou quer mudar o seu shape de alguma forma, os resultados dos exercícios sobre o corpo serão o combustível para a sua autoestima ir lá em cima.

O susto que valeu a mudança

Enquanto trabalhava, o estudante de cinema Geraldo Campos começou a se sentir mal. “Certo dia senti tonturas e o coração acelerou mesmo estando em repouso. Achei que era apenas fadiga, mas os sintomas voltaram durante uma aula: tive dor de cabeça forte e falta de ar, e cheguei a ser socorrido pelos bombeiros da faculdade porque não conseguia andar”, conta Campos, que era sedentário até esse episódio e decidiu procurar um médico. “Fiz diversos exames e o meu colesterol ruim estava muito alto. Fiz um monitoramento da pressão arterial e durante o procedimento, a pressão arterial não baixava, ficava sempre em torno de 15×8 com picos de elevação. O médico que acompanhou o meu caso optou inicialmente em prescrever uma mudança nos hábitos, antes de receitar o uso de remédio para controlar a pressão. Segundo ele, na minha idade (22 anos), se o indivíduo não tiver alguma doença crônica pode reverter esse quadro de pré-hipertenso com mudanças de hábito”, conta. A justificativa para a condição do estudante tem várias faces.
Primeiro: ele consumia muito fast-food e não praticava nenhum tipo de atividade física por conta do tempo. E segundo: Campos dormia pouco, o que aumentava as possibilidades do risco de hipertensão. Com a mudança de hábitos (alimentação adequada e exercícios), os resultados foram positivos no retorno seguinte ao médico. “Hoje em dia eu peguei gosto por esse estilo de vida e pratico outros esportes, corro, ando de bike, faço trilhas, ando de skate, entre outras atividades. Além disso, os cuidados com alimentação continuam, sou conhecido entre os amigos como o ‘maníaco do rótulo’: leio as informações dos produtos industrializados atento principalmente a quantidade de sódio, antes de consumir, mas priorizo alimentos preparados em casa. E o melhor, o colesterol ruim está dentro do aceitável, a pressão segue regular dentro das diretrizes médicas, sem o uso de medicamentos”, finaliza.

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