07 abril 2014

vejam este site www.ciclovida.org e você verá um historia linda .


Ciclovida é um documentário narrativo que segue um grupo de campesinos sem terra numa viagem atravessando o continente da América do Sul de bicicleta, na campanha de resgate das sementes naturais.
Os viajantes documentam a dominação dos agrocombustíveis no campo e o deslocamento de milhões de pequenos agricultores e comunidades indígenas.
Cultivos e matas nativas estão sendo substituídos por desertos verdes de monoculturas transgênicas onde nada mais, planta ou animal, pode sobreviver aos agrotóxicos.
Para maiores informações ou para organizar um evento com o filme em sua comunidade, ou ainda, para ser membro da Equipe do Ciclovida, entre em contato: matheus@ciclovida.org ou visite o site www.ciclovida.org

filme começa com um foco na narrativa, o espectador é introduzido e passa a ser isnerido no carismático dos protagonistas - Inácio e Ivânia - e sua luta para sobreviver e progredir no físico, político e socialmente desafiante ambiente rural do Nordeste do Brasil, uma das regiões mais pobres da América do Sul.
As pressões da agricultura industrial, com foco em culturas para gerar biocombustíveis são explicadas em pormenor, incluindo as bases históricas. Em particular, este filme retrata intimamente os impactos econômicos e ecológicos de tais práticas agrícolas e as suas utilizações implícitas de adubos químicos e pesticidas e sementes geneticamente modificadas a partir dos protagonistas.
Inácio e Ivânia concebem a idéia e plano da viagem de bicicleta a Buenos Aires, na Argentina - mais de 8 mil quilômetros (ida e volta). Eles descrevem a sua filosofia respeitosa de uma nova relação com a Terra e de outras pessoas como a base para o seu modo de transporte e da necessidade de reunir sementes naturais e criar redes para a futura partilha de idéias e de sementes como a motivação para a viagem.
filme segue então os protagonistas, uma vez que inicia a sua viagem ao sul do Brasil, para além das fronteiras do Paraguai até chegar em Buenos Aires, na Argentina - e finalmente de volta para casa no Nordeste do Brasil, parando no caminho para recolher idéias inovadoras, sementes e conhecer histórias de luta pela terra - assim como algumas escolas agrícolas, pequenos agricultores e outros apoiantes simpáticos à sua causa.
filme também toca em aspectos pessoais da viagem de Inácio e Ivânia, uma vez que os seus próprios medos de um fracasso, a solidão e a separação da família e amigos - assim como isolamento da cultura de massas.
Com o crescimento e a distribuição das sementes recolhidas após o retorno dos protagonistas, existe a necessidade de continuar a caminhada em busca de uma nova relação com a terra.

Um comentário:

Postagens populares

MAIS LIDA

Postagens populares